Você sabe...

-Como funciona uma válvula triodo em um amplificador? E como  montar e restaurar amplificadores Single-Ended e Push-Pull? Quais são os melhores equipamentos valvulados para comprar e restaurar?

Aprenda tudo com detalhes noCurso de Áudio Valvulado


-Como calcular e montar uma caixa acústica Bass Reflex e outros tipos de caixas e um divisor de frequências? Como sonorizar um ambiente? Como montar um estúdio?

Estude estes assuntos com detalhes no Curso de Acústica e Sonorização

-Como montar um transmissor de pequena potência (radiação restrita)? Qual a diferença entre SSB, AM e FM e qual o modo que proporciona maior alcance sob condições adversas de propagação? Como realizar medidas em transmissores e evitar interferências ?

Leia o Curso de Transmissão

- Quais são os tipos de interferência elétrica e como evitar? Como localizar a fonte emissora e resolver a interferência proveniente de seu transmissor em um televisor, rádios, micro computadores e equipamentos de som ? Como construir um filtro de linha profissional?

Aprenda noCurso de Radiointerferência


Aprenda no Curso de Antenas e Propagação como calcular uma antena Dipolo:

 Vamos calcular uma antena dipolo para a faixa de FM de 88 a 108 MHz, dimensionada para o centro da faixa, 100 MHz, pois neste caso a largura total da faixa de FM é de 20 MHz:

 

- Cálculo do Comprimento de Onda:

 

Utilizaremos a fórmula:  λ = v/f   

 

Como a velocidade de propagação da onda (v) é igual a 300 000 000 m/s  e sendo a  frequência igual a 100 000 000 Hz, temos que :  λ = 3  metros.

 

Como o dipolo é de meia onda, o seu comprimento físico será a metade de um λ, ou seja, ½ metro. Levando-se em conta o efeito das pontas, onde existe um acúmulo de cargas na extremidade do fio condutor e efeitos dos isoladores quando a antena é suportada, o valor do comprimento fica reduzido de cerca de 5%, (este fator depende do diâmetro do condutor), devendo a seguinte fórmula ser empregada:

 

λ/2 ( m ) = 142/f (MHz) onde f é a frequência central de operação.

 

λ/2 = 1,42 m, e o comprimento de cada lado do dipolo (λ/4) será de aproximadamente 0,71 m para cada lado.

Na linha de alimentação poderemos usar um cabo coaxial de 75 Ohms com um balun, que adapta a estrutura balanceada do dipolo com a do cabo que é eletricamente desbalanceado, conforme veremos no capítulo relativo aos baluns.


-Não gostaria de construir a sua própria antena  para as faixas de Radioamador? Como melhorar o ganho de uma antena? 

- A radiação proveniente de uma torre do Serviço Móvel Pessoal e o uso do seu  celular faz mal à saúde?

Veja tudo isso e muito mais no Curso de Antenas e Propagação